5

Exames realizados durante a gravidez.

1º Trimestre.
Ultra-sonografia Pélvica Endovaginal / 1º trimestre – Viabilidade
É o exame realizado por via transvaginal quando o bebê é ainda chamado de embrião. Tem por objetivo avaliar a localização do
saco gestacional, a vitalidade e número de embriões, além de determinar de forma precisa a idade gestacional.

Ultra-sonografia Obstétrica de rotina do 1º trimestre
Avalia e/ou confirma a idade gestacional, a medida da translucência nucal  a anatomia básica do 1° trimestre e as características da placenta.
Ultra-sonografia Obstétrica com translucência nucal (11 semanas e 2 dias até 14 semanas).
Avalia e/ou confirma a idade gestacional  a anatomia básica do primeiro trimestre, as características da placenta, a presença do Osso nasal e avalia a medida da translucência nucal com cálculo de riscos para anomalias cromossômicas, através do protocolo recomendado pela Fetal Medicine Foundation – FMF -London -UK.

Ultra-sonografia Obstétrica Morfológica de 1º trimestre
É principal exame do 1º trimestre. Seu principal objetivo é a exclusão ou identificação precoce de mal- formações fetais e doenças genéticas, como a Síndrome de Down. O exame pode ser realizado entre 11 e 14 semanas de gestação, preferencialmente por via  endovaginal e inclui o estudo da anatomia fetal, a medida da translucência nucal com os cálculos de risco para alterações cromossômicas, a avaliação da presença do osso nasal e os fluxos de sangue através do ducto venoso e da valva tricúspide.
sugestão de solicitação:
US obstétrico endovaginal + Doppler ou
US obstétrico c/ Transl. Nucal + Doppler ou
US morfológico.

2º Trimestre
Ultra-sonografia obstétrica
exame de rotina, para avaliação do crescimento e desenvolvimento fetal, bem como para avaliação da placenta e do volume de líquido amniótico.
Avaliação Morfológica de 2º trimestre
Considerado o principal exame da gestação. Trata-se da avaliação minuciosa de todos os órgãos e sistemas fetais. Está associado ao estudo da placenta, do volume de líquido amniótico e do crescimento fetal.
Ultra-som Tridimensional em tempo real – 4D
O que é a ultra-sonografia 4D ? É um exame de última geração que mostra imagens tridimensionais do bebê em movimento, permitindo ver em traços bem definidos estruturas como mãos, pés, orelhas, nariz, boca e ainda a fisionomia do bebê. Se na
ultra-sonografia convencional os pais tinham somente uma idéia de como seria o rosto do bebê, com o exame 4D é possível observar detalhes e até expressões faciais. É um exame que permite um melhor entendimento pelos pais da anatomia fetal externa e proporciona uma maior aproximação entre o casal e o seu bebê.


3º Trimestre.
Dopplervelocimetria obstétrica
Estudo da circulação, através da mensuração dos fluxos nos compartimentos materno (art.uterinas), placentário (art.umbilicais) e fetal (art cerebrais), para o controle da
vitalidade fetal.

Perfil biofísico fetal
Exame consagrado na avaliação da vitalidade fetal, é realizado no 3º trimestre da gestação através da ultra-sonografia, no qual avaliam-se parâmetros de bem-estar fetal, como: movimentos fetais, movimentos respiratórios fetais, tônus e índice de líquido
amniótico. Este exame é indicado sempre que seu obstetra achar necessário o estudo do bem-estar fetal.

Cardiotocografia Anteparto
É um dos exames mais utilizados na avaliação do bem-estar fetal, sendo de extrema importância no seguimento das gestações de alto risco. Este exame se baseia na avaliação do comportamento da freqüência cardíaca fetal (FCF), sendo efetuado por meio de
aparelho específico (cardiotocógrafo), que registra em traçados próprios a FCF, os movimentos corpóreos e as contrações uterinas. Pela facilidade, praticidade e inocuidade características do exame cardiotocógrafo, este está presente na maioria absoluta dos centros de referência que acompanham as gestações de alto risco, tornando-se parte integrante da assistência pré-natal especializada.

Ecocardiografia Fetal
Esse exame consiste em uma ecografia exclusiva para analisar o coração do feto. Por meio desse procedimento, é possível obter detalhes minuciosos da anatomia, função e  hemodinâmica do coração fetal.

5 comentários:

Unknown disse...

Ai ai... exames e mais exames, né?!
Nada melhor que o ultrassom na vida da gente! rsrsrs

Anônimo disse...

oi lindinha que legal... e que bom que ta td bem com vcs... bjinhos e boa semana.

Mima disse...

Apesar de serem muitos é hiper importante para acompanhar o desenvolvimento do baby!!

Mundo do Dani disse...

Oiii amigaa!!! Fico feliz q esteja tudo bem com vc..tantos exames realmente né..mas é preciso.rs. Bjooos

Unknown disse...

amiga aja exames
mais valem apena
linda noite
beijokas

http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

Postar um comentário